quinta-feira, 26 de março de 2009

Freguesia de Manhuncelos











Manhuncelos é uma freguesia portuguesa do concelho de Marco de Canaveses, com 5,25 km² de área.





Localidades : Alijó, Arada, Baloedo, Barroco, Boi-Morto, Boucinha, Calvário, Campo Novo, Casal, Castilho, Costa, Eira da Fazenda, Esmorigães, Estrada, Gondufe, Igreja, Lagoa, Lameirinho, Manhuncelos, Olho Marinho, Outeiro, Outeiro da Cruz, Pedra da Linhaça, Pinheiral, Pinhoa, Quatro Caminhos, Rabadela, Rivel de Baixo, Rivel de Cima, Silvares, Tapada Nova, Valinhos.

Orago: S. Mamede

População: 504 residentes

Actividades económicas: Agricultura

Património cultural e edificado: Igreja paroquial e Casa Grande

Outros locais de interesse turístico: Serra de Monte de Eiras
Artesanato: Tecelagem

Colectividades: Grupo Desportivo de Manhuncelos e Centro Cultural Recreativo de Manhuncelos

A freguesia situada na área de influência de Tongobriga, a Freguesia de São Mamede de Manhuncelos apresenta um povoamento muito precoce, por certo possível de equiparar, em termos cronológicos, à sua vizinha do Freixo. Aqui surgiram diversos vestígios pré-históricos, reveladores de vida humana em tempos anteriores à era cristã. O Castro de Esmoriz, já na Freguesia do Freixo, mas praticamente em Manhuncelos Lugar de Castilho, eleva-se a 416 metros, numa crista granítica oval. Separa as duas povoações e apresenta restos de estruturas habitacionais e um troço de muralhas. Devido à sua localização geográfica, em uma relação muito estreita com o castro do Freixo, a três quilómetros que aqui exerceu influência;

O Castro Boi, por seu lado, situa-se concretamente em Manhuncelos, na serra de Montedeiras. Não será típica estação castreja, mas antes um simples reduto defensivo, sem estruturas de habitação, que o povo apelidou de Castro. A uma altitude de 614 metros, é constituído por uma crista granítica que se avista a dez quilómetros de distância.


A sua Igreja Matriz é um edifício de cantaria, bem conservado, de razoável porte. As excelentes talhas douradas dos seus três altares representam, conjuntamente com as de Soalhães e de Vila Boa do Bispo, os maiores valores concelhios nesta área. Além do templo paroquial, merece destaque em Manhuncelos a denominada Casa Grande ou Casa de Santa Ana. Actualmente na posse de uma Empresa de celulose, pertenceu a Duarte Gustavo Nogueira Soares, diplomata do século XIX natural do Marco de Canaveses. Encima o portal de entrada um escudo setecentista, do período do barroco-rococó, repleto de assimétricos ornatos. Em Manhuncelos, viviam em 1991, 447 habitantes, o que fazia desta Freguesia a terceira menos povoada do Concelho já em 2001 esse número de residentes passou para 504. O sector secundário ocupava a maior parte da população activa (45%,), seguido da agricultura (30%). A Associação Recreativa e Cultural de Manhuncelos e o Grupo Desportivo de Manhuncelos são as duas colectividades que funcionam actualmente na Freguesia.

































Manhuncelos foi uma abadia da apresentação da mitra, no concelho de Bem-Viver, tendo aproveitado do seu foral, dado por D. Manuel I, em Lisboa, a 3 de Setembro de 1514; este concelho foi unido ao de Soalhães por Decreto-Lei de 31 de Março de 1852 e pela extinção deste em 31 de Dezembro de 1853, Manhuncelos passou então a fazer parte do de Marco de Canaveses.





















2 comentários: